Modelos de mensagens de prospecção de clientes para imobiliárias e corretor de imóveis
Descubra as principais formas de atrair clientes no mercado imobiliário e tenha acesso aos 10 melhores modelos de mensagens para prospecção. O mercado imobiliário é influenciado por mudanças econômicas e alta concorrência. A variedade de imóveis, preços e as necessidades dos clientes exigem ainda mais habilidade daqueles que atuam nesse setor. Nesse contexto, como tornar a prospecção de clientes mais eficaz no mercado imobiliário?
A abordagem para atrair novos negócios pode ocorrer por meio de diferentes canais de comunicação, desde ligações telefônicas tradicionais até mensagens de texto (SMS). A escolha entre eles dependerá do público-alvo e da estratégia selecionada.
Canal escolhido e contato estabelecido. Agora, como enviar a mensagem certa, aquela que chamará a atenção do potencial cliente e aumentará as chances de fechamento?
É sobre isso que discutiremos neste artigo. Conheça também nossos 10 exemplos de mensagens e tenha sucesso na prospecção de clientes no mercado imobiliário.
Quais são as principais formas de atrair clientes no mercado imobiliário?
Queremos destacar as sugestões de mensagens que proporcionam o maior retorno com o menor custo para a sua operação. Por isso, abordaremos os canais que oferecem o melhor custo-benefício no momento: e-mail, WhatsApp e SMS.
Você também pode incluir outros métodos de contato para enriquecer sua estratégia, como telefone, mala direta, entre outros, para atender diversas necessidades e situações ao prospectar clientes.
Marketing via SMS
O envio de mensagens de texto é uma das formas de comunicação mais eficientes atualmente. Ele permite o envio em massa, sem perdas na entrega e com excelente taxa de abertura. Além disso, o custo por envio é bastante acessível.
A principal limitação desse formato é a restrição a 160 caracteres, que pode ser considerada mais uma vantagem do que um obstáculo. O texto precisa ser direto, claro e objetivo, facilitando a vida do usuário e garantindo que ele leia a mensagem sem perder tempo.
A taxa de entrega gira em torno de 98%, sendo enviada diretamente para o celular, um dispositivo que se tornou parte da rotina da maioria dos brasileiros. Dependendo da ferramenta de envio escolhida, é possível avaliar as métricas de conversão de cada envio, direcionar os cliques em links para outras etapas da campanha, entre outras facilidades.
No entanto, existem alguns pontos que devem ser evitados ao redigir cada mensagem:
- Uso de caracteres especiais;
- Ausência de uma chamada para ação do usuário (CTA);
- Ausência do nome do destinatário.
*Estratégias de Comunicação Digital para o Mercado Imobiliário*
**E-mail Marketing**
A comunicação por e-mail é uma ferramenta altamente eficaz, mas requer conhecimentos em marketing digital e o uso de uma boa ferramenta de e-mail marketing. Essas ferramentas permitem o envio de campanhas compostas por vários e-mails, segmentadas por tipo de público ou etapa do funil de vendas.
Isso significa que você pode enviar uma abordagem mais genérica no primeiro contato e, à medida que o prospecto demonstra interesse, estreitar a relação, ou fazer uma aproximação mais direta com um cliente prestes a fechar a transação.
Como medir esse interesse? Através de métricas como taxa de abertura e taxa de cliques em cada e-mail. Para isso, é crucial ter um sistema com alto percentual de entrega dos envios e realizar os disparos para os e-mails corretos, caso contrário, o resultado da campanha pode ser prejudicado.
Além disso, ao redigir sua mensagem, é importante evitar elementos que podem levar seu e-mail direto para a caixa de spam, como muitas imagens ou arquivos grandes, títulos com ofertas vazias, fonte na cor vermelha e texto inteiro em CAIXA ALTA.
**WhatsApp**
O WhatsApp é o serviço de mensagem instantânea mais popular no Brasil. Seu uso para fins comerciais ganhou força com a função business lançada pelo Facebook em 2018.
A utilização do WhatsApp para o ramo imobiliário ainda é debatida entre profissionais de marketing. Enquanto alguns consideram ser o melhor meio para encontrar clientes, outros acreditam que pode ser invasivo e gerar resistência em quem recebe uma apresentação de corretor de imóveis pelo canal.
Com os cuidados adequados e um texto bem estruturado, esse canal pode fortalecer o relacionamento, oferecer comunicação rápida com o cliente e até gerar novos negócios. Uma das vantagens do WhatsApp é a possibilidade de utilizar diversos formatos (imagens, vídeos, links) para complementar a informação em texto.
Assim como nos outros meios, o aplicativo permite a criação de campanhas, embora exista a restrição de envio para até 256 contatos. A análise de métricas é manual e o máximo que dá para fazer é utilizar tags UTM para rastrear o tráfego gerado.
Além disso, aqui estão alguns pontos de alerta para evitar bloqueios e rejeições por parte dos seus clientes:
- Envio excessivo de mensagens, fotos e vídeos;
- Excesso de pontuação e emojis no texto;
- Falha em apresentar-se corretamente como corretor.
Quais são os benefícios para a imobiliária que faz uso desses canais?
O marketing boca a boca e a panfletagem ainda geram resultados no setor imobiliário, porém nem sempre com a rapidez e volume necessários para os corretores e imobiliárias. A tecnologia uniu essas duas variáveis, tornando a prospecção de clientes no mercado imobiliário mais acessível e escalável.
Se você já utiliza um dos meios mencionados neste artigo, suas chances de encontrar imóveis e interessados são positivas. Agora, ao utilizar os três canais dentro da estratégia de abordagem, seu alcance e capacidade se ampliam exponencialmente.
O mercado imobiliário abrange todo tipo de público, afinal, moradia é uma necessidade básica e um ótimo investimento. Mesmo que você atue de forma bem específica, com um tipo de imóvel específico, sempre haverá compradores e vendedores, locadores e locatários.
Cada uma dessas pessoas tem preferências e realidades de vida distintas. Há quem passe horas no celular, mas não tenha paciência para abrir um e-mail sequer. Tem aquele cuja rotina é extremamente puxada e mal sobra tempo para abrir o WhatsApp, mas sabe que a notificação de um SMS pode representar algo importante.
O que queremos dizer com isso? Simples. Mesmo que você não invista muito em marketing, delimitação ou pesquisa de público, a diversificação dos canais de comunicação diluirá seus custos com prospecção, fazendo sua oferta ser ouvida pela maior parte dos prospectados, seja em um ou em outro meio.
Quais são os 10 melhores modelos de mensagem para prospectar clientes no mercado imobiliário?
E-mail, SMS e WhatsApp possuem formatos e extensões bem distintos. Explicamos anteriormente essas características e como não cair nos principais erros de abordagem em cada um.
É chegado o momento de descobrir como acertar na prospecção de clientes no mercado imobiliário em cada uma destas categorias. Acompanhe!
1. SMS para lançamentos imobiliários
[nome do cliente], venha conhecer o [nome do empreendimento], novo empreendimento com valorizacao garantida! Responda essa mensagem com SIM para agendamento
2. SMS para venda ou locação
[nome do cliente], temos um imovel perfeito para voce! Acesse o link a seguir para mais informações [incluir o link para o imóvel em seu site]
3. SMS para despertar o interesse
[nome do cliente], voce ja viu esta oportunidade? Fale comigo no [número de telefone] para saber mais!
4. SMS como resposta de um contato inicial
[nome do cliente], boas notícias! O apartamento que você demonstrou interesse está disponível. Entre em contato e agende sua visita com nossos corretores no (número do telefone)
5. E-mail com apresentação para novos empreendimentos
Olá, [primeiro nome]! Tudo bem?
Eu sou o [nome do corretor], corretor de imóveis na [nome da imobiliária, se for o caso].
Meu contato hoje é para falar sobre um novo empreendimento que acredito ser muito interessante para você. O [nome do empreendimento], além de ser [citar um benefício como a localização, por exemplo], conta com [citar um benefício estrutural como: piscina, salão de jogos e outros] e pode ser financiado em [colocar as condições] de acordo com a aprovação bancária.
O que você acha de marcarmos uma visita para você conhecer o imóvel decorado?
Se achar interessante, me mande uma mensagem pelo WhatsApp no [número] ou responda este e-mail.
Obrigado,
6. E-mail para anúncio de imóveis em geral
Olá, [primeiro nome]! Tudo bem?
Eu sou o [nome do corretor], corretor de imóveis na [nome da imobiliária, se for o caso].
O motivo do meu contato é apresentar um imóvel que acredito ser interessante para você. Ele fica localizado no bairro [nome do bairro], um dos mais valorizados da cidade. Além disso, ele conta com [citar um benefício estrutural como: piscina, número de quartos e outros] e pode ser financiado em [colocar as condições] de acordo com a aprovação bancária.
O que você acha de marcarmos uma visita até o imóvel?
Se achar interessante, me mande uma mensagem pelo WhatsApp no [número] ou responda este e-mail.
Obrigado,
7. E-mail de apresentação do corretor de imóveis com mensagem de valor
Olá, [primeiro nome]! Boa Tarde.
Como você está?
Eu sou o [nome do corretor], corretor de imóveis na [nome da imobiliária, se for o caso]. Meu foco é oferecer soluções em casas, apartamentos e salas comerciais para diferentes fases e necessidades da vida.
Você, por exemplo, já decidiu onde passar a virada do ano com a família e amigos? Separei algumas opções de casas de temporada que você pode gostar:
[link de 3 casas de acordo com o perfil do grupo de cliente]
Caso se interesse por alguma, me mande uma mensagem pelo WhatsApp no [número] ou responda este e-mail.
Fico à disposição,
8. Texto de WhatsApp para corretor de imóveis
Bom dia, [primeiro nome]!
Nós aqui da [nome da imobiliária] temos uma novidade. AMANHÃ lançaremos um novo empreendimento na sua região e selecionamos alguns possíveis interessados para conhecê-lo com exclusividade.
Você é um(a) dele(a)s. Caso queira saber mais sobre essa nova oportunidade é só me chamar por aqui!
Até mais,
[nome do corretor]
[número do CRECI]
9. Mensagem WhatsApp de corretor para cliente cadastrado
Bom dia, [primeiro nome]!
Tudo bem?
Passando para avisar que surgiu uma nova chácara à venda, exatamente com aquelas características que me pediu.
[citar brevemente as particularidades do imóvel]
Me avise se ainda tiver interesse que mando as fotos na sequência.
Até mais,
[nome do corretor]
[número do CRECI]
10. WhatsApp com base no tráfego do site
[primeiro nome], bom dia!
Temos uma boa notícia!
Você pesquisou na [nome da imobiliária, ou site] apartamentos no bairro X, não é mesmo?
Alguns imóveis baixaram de preço desde sua última pesquisa! Para conferir as novidades, acesse:
[link da pesquisa por bairro]
Qualquer dúvida, conte comigo!
[nome do corretor]
[número do CRECI]
Efetuar uma boa prospecção de clientes no mercado imobiliário tem muito a ver com o uso da mensagem ideal para cada tipo de canal escolhido. Agora que você conheceu alguns dos melhores exemplos para conversão, escolha as ferramentas que mais combinam com a sua estratégia e parta para a conquista de melhores números.
Deseja impulsionar sua prospecção de clientes no mercado imobiliário?
Se você é corretor imobiliário e quer alcançar mais pessoas com suas ofertas e soluções, o SMS é uma alternativa que oferece inúmeras possibilidades!
Primeiramente, o SMS é um canal de comunicação direto e eficaz, com altas taxas de abertura e leitura. Além disso, é uma forma rápida e acessível de alcançar um grande número de pessoas simultaneamente.
O SMS também é uma opção de baixo custo em comparação a outros meios de comunicação, sendo uma ótima escolha para empresas que desejam otimizar seus recursos.
Convido você a conhecer o Deltatalk e potencialize a comunicação com seus clientes! Clique aqui e peça a sua demonstração gratuita!
O que achou?