6 gatilhos mentais poderosos para vendas de imóveis
Gatilhos mentais para vendas são recursos do neuromarketing muito utilizados por diversos setores. No mercado imobiliário, isso não pode ser diferente. Por meio de gatilhos mentais, os corretores podem impulsionar sua performance na venda de imóveis.
Antes de conhecer algumas frases de gatilhos mentais para vendas, vale a pena entender o que é neuromarketing e o que são esses triggers.
Leia o artigo e veja os gatilhos mentais poderosos para vendas de imóveis para ser um corretor de sucesso!
O que é neuromarketing?
O neuromarketing une o marketing à neurociência. Essa disciplina estuda o comportamento humano a partir da resposta cerebral a determinados estímulos que impactam sensações e emoções.
É o neuromarketing que vai avaliar como a comunicação de um produto ou serviço pode influenciar no comportamento do consumidor a ponto de levá-lo à decisão de compra ou contratação.
Um dos principais pontos de estudo do neuromarketing são os gatilhos mentais.
O que são gatilhos mentais?
Gatilhos mentais são estímulos que podem causar emoções e reações, positivas ou negativas, influenciando o comportamento do ser humano.
No caso dos gatilhos mentais para vendas, o objetivo é influenciar a decisão de compra do consumidor através de recursos de marketing, normalmente apelos linguísticos como frases e imagens que despertam as sensações desejadas no consumidor.
Por meio do estímulo gerado por um gatilho mental, a pessoa tende a agir ou tomar decisões. Em vendas, este recurso é utilizado para influenciar a decisão de compra.
Existe uma série de tipos de gatilhos mentais para vendas. Os mais utilizados e efetivos são aqueles que geram sentimentos de urgência, escassez, curiosidade, novidade, autoridade e prova social.
Cada um desses gatilhos desperta em quem recebe a mensagem uma sensação que pode influenciar na sua decisão.
Trazendo para o contexto do mercado imobiliário, estes gatilhos podem ser usados desde o anúncio do imóvel até a argumentação final de vendas.
O objetivo do gatilho mental não é manipular o cliente, mas agir como um potencializador na tomada de decisão pela compra do imóvel.
Frases de gatilhos mentais para vendas
Para entender melhor o que é cada um desses gatilhos mentais, vamos conhecer alguns exemplos de frases que podem ser utilizadas para gerar esses gatilhos em vendas no mercado imobiliário.
Gatilho mental de escassez
Aqui, o apelo é para a sensação de que se o cliente não adquirir o produto, vai acabar ficando sem, pois há poucas unidades ou é algo mais raro.
Esse sentimento tende a impulsionar o cliente para a ação de comprar o imóvel e não perder a oportunidade.
Exemplo: “Restam poucas unidades disponível para compra no empreendimento”
Gatilho mental de urgência
Diferente do gatilho de escassez, que tem mais a ver com a quantidade de produto disponível, o gatilho mental de urgência refere-se ao tempo.
O objetivo é acelerar a decisão de compra, trazendo para o cliente a sensação de que resta pouco tempo e ele precisa tomar a decisão com urgência.
Exemplo: “Últimos dias para condições especiais de negociação do imóvel”
Gatilho mental de curiosidade
O cérebro humano é naturalmente estimulado pela curiosidade. No marketing imobiliário, este recurso é utilizado principalmente em anúncios de imóveis, para gerar no público-alvo o interesse em clicar no anúncio para saber mais ou entrar em contato com o corretor.
Neste tipo de gatilho mental, a ideia é não entregar todo o conteúdo, gerando mais curiosidade.
Exemplo: “Visite o decorado e descubra um novo jeito de morar” ou “Descubra o motivo do sucesso do empreendimento”
Gatilho mental de novidade
A novidade é algo que gera o sentimento de satisfação no cérebro humano. Conhecer algo novo tem efeito positivo. Não à toa, os mega lançamentos fazem tanto sucesso nas estratégias de grandes companhias, imobiliárias e incorporadoras.
A ideia é gerar no cliente a expectativa de descobrir algo novo e inovador.
Exemplo: “Novo conceito de morar chega ao bairro”
Gatilho mental de autoridade e confiança
Ter um especialista validando aquele produto traz mais credibilidade e gera confiança no cliente.
No mercado imobiliário, o corretor deve se tornar essa autoridade para gerar esse gatilho mental em seus clientes, ou aproveitar a autoridade de parceiros e certificações no processo para a divulgação.
Exemplo: “Este empreendimento conta com tecnologia desenvolvida pelo líder do setor” ou “Há mais de 20 anos vendendo imóveis na região”
Gatilho mental de prova social
O gatilho mental de prova ou confirmação social certifica a qualidade de um produto ou serviço através da experiência de clientes.
Isso porque o cérebro humano tende a confiar mais em algo que já foi validado por outra pessoa anteriormente (e gera uma aproximação maior também).
Avaliações e reviews disponíveis na internet são bons exemplos de provas sociais sobre produtos e serviços.
Exemplo: No caso do mercado imobiliário, é possível divulgar depoimento de clientes ou índice de vendas daquele empreendimento.
Os gatilhos mentais para vendas de imóveis são alguns dos recursos que podem ser aproveitados para vender mais.
O corretor de sucesso deve dominar esta técnica, mas também estar atento a outros pilares do marketing, principalmente de marketing digital, para alavancar suas vendas.
O que achou?