11 recursos do Whatsapp Business para a comunicação no imobiliário

11 recursos do Whatsapp Business para a comunicação no imobiliário

O WhatsApp é atualmente uma das principais ferramentas de comunicação on-line. Além de facilitar a interação com clientes e parceiros, os recursos do WhatsApp Business podem ser grandes aliados de vendas no mercado imobiliário. 

A ferramenta do WhatsApp para empresas inclui funções que vão desde o envio de respostas automáticas até a criação de anúncios de vendas dentro da plataforma.

Para entender melhor o que é e como aproveitar o WhatsApp para negócios, acompanhe o artigo a seguir! 

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito desenvolvido pelo WhatsApp para atender às demandas de empresas de todos os segmentos. 

O app está disponível para Android e Iphone e tem o objetivo de facilitar a interação com os clientes.

Além de possuir os mesmos recursos do WhatsApp tradicional, a ferramenta do WhatsApp para empresas oferece recursos para automatizar, segmentar e agilizar o atendimento ao cliente.

Por que usar o WhatsApp Business no seu negócio?

No ano de 2022, o Brasil permaneceu como o maior mercado do WhatsApp fora da Ásia. 

Segundo o Statista, estima-se que o aplicativo de mensagens instantâneas tenha tido cerca de 147,37 milhões de usuários no país no ano passado, representando mais de 54% de sua base de usuários em todo o subcontinente sul-americano.

Ainda segundo o levantamento, o aplicativo é de longe a plataforma de mídia social mais usada no Brasil e está praticamente presente em quase todos os smartphones do país. 

Mais de 96% da população brasileira é um usuário ativo do app, enquanto 35% o aponta como sua plataforma de mídia social favorita.

Como configurar o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma plataforma simples e intuitiva. 

Para aproveitar os recursos do WhatsApp Business na sua empresa, é necessário fazer o download do aplicativo e criar seu perfil. 

Veja o passo a passo:

  • Confirme o número de telefone: após baixar o app e concordar com os termos de uso, você deve inserir seu número de telefone no campo indicado. Em seguida, digite o código de confirmação que receberá por SMS ou ligação;
  • Crie seu perfil: confirmado o número de telefone é liberado o acesso à sua agenda, é hora de criar seu perfil no WhatsApp Business. Para isso, clique em CONHECER > Perfil comercial. Nesta etapa, você deve incluir informações como o endereço comercial, horário de funcionamento e outros dados importantes para seu público. 
  • Comece a usar: inicie uma conversa e explore os recursos do WhatsApp para empresas que vamos comentar a seguir.

Recursos do WhatsApp Business para o atendimento imobiliário

1. Criar perfil personalizado da empresa

Como vimos, no WhatsApp Business é possível criar um perfil personalizado da empresa.

Com este recurso, você permite que seus clientes saibam seu horário de atendimento, seu endereço comercial e saibam quais serviços você presta. 
Se você é um corretor focado em venda de imóveis para investidores, por exemplo, pode colocar essa informação na descrição do perfil e otimizar a segmentação de contatos.

2. Links curtos

Com o recurso de link curto do WhatsApp Business, você pode compartilhar seu contato facilmente com seus clientes. 

O link curto é gerado automaticamente na plataforma, basta copiá-lo e compartilhar. 

Através do link, clientes interessados em saber mais sobre seus imóveis poderão conversar rapidamente com você. 

3. Mensagem automática de saudação

No mercado imobiliário, a relação com o cliente é muito importante e se dá desde o primeiro contato. 

Para dar boas vindas ao atendimento on-line, você pode usar o recurso de mensagem de saudação do WhatsApp Business. 

A inclusão da mensagem de saudação pode ser feita na aba de Configurações do aplicativo. 

No campo, você pode incluir uma mensagem simples de boas vindas ou ir além e deixar instruções iniciais de atendimento. 

Aqui, lembre-se de usar a criatividade, mas manter a objetividade e a cordialidade, seguindo sua estratégia de script de atendimento.

Lembre-se que este pode ser o início de uma conversa para fechamento de negócios e a primeira impressão é a que fica!

4.  Integração com anúncios do Facebook

Para impulsionar seus negócios no mercado imobiliário, é importante contar com uma boa estratégia de marketing digital e investir em anúncios online.

E o WhatsApp Business também pode ser promovido através dos anúncios.

Por fazerem parte da mesma empresa, a Meta, é possível integrar seus anúncios do Facebook ao seu WhatsApp Business, criando botões de contato dentro dos anúncios.

Através desse recurso, os clientes que se interessarem pelo produto ou serviço anunciado podem falar com você rapidamente. 

Se você anunciou um imóvel que despertou interesse de um cliente em potencial, ele pode clicar no botão e o aplicativo abrirá uma conversa instantânea para iniciar esse contato.

5. Etiquetas para contatos

A organização é outro atributo que não pode faltar na rotina de atendimento imobiliário. 

Para isso, o WhatsApp Business conta com um recurso de classificação de contatos. 

Se você está conversando com clientes que estão no início da jornada de compra e outros que estão finalizando a negociação, além de eventuais parceiros de negócios como outros corretores e incorporadoras, você pode criar etiquetas diferentes para cada tipo de contato e manter seu fluxo de atendimento mais organizado. 

A classificação de conversas pode ser feita dentro do menu interno de cada bate-papo, de forma bastante simples. 


6
. Pagamentos via WhatsApp

Entre as principais funções do WhatsApp Business, está a possibilidade de fazer transações financeiras dentro da plataforma para empresas.

Para receber pelos seus serviços imobiliários através do WhatsApp para negócios, você deve configurar o Meta Pay, recurso de pagamentos da Meta, dentro do próprio app.

A configuração é bastante simples e o WhatsApp preparou um tutorial em vídeo para ajudar as empresas.

Com essa função, você pode receber por serviços de consultoria imobiliária, por exemplo.

7. Métricas de desempenho das conversas

Inteligência de dados é uma das peças fundamentais para ter sucesso nas vendas. 

Para garantir que sua estratégia de comunicação está correta ou mesmo identificar falhas e ajustar a rota, o WhatsApp Business fornece dados sobre suas conversas. 

Com as métricas de desempenho, é possível descobrir, por exemplo, quantas mensagens foram entregues e lidas pelos clientes. Este é um recurso muito útil para campanhas de marketing digital. 

Se você enviou uma série de mensagens promovendo um novo empreendimento, por exemplo, pode acessar os dados e descobrir qual o sucesso dessa divulgação via WhatsApp – para repetir ou rever a estratégia.

8. Respostas rápidas

Mais um recurso do WhatsApp para negócios que pode otimizar seu tempo de atendimento imobiliário e causar uma ótima impressão. 

As respostas rápidas servem para ganhar agilidade naqueles contatos recorrentes que podem ter resposta padrão.

Um exemplo: o cliente entra em contato perguntando que serviços imobiliários você presta. Você pode ter uma resposta rápida configurada, apresentando rapidamente seus serviços.

Para acessar as respostas rápidas, basta digitar “/“ no teclado e selecionar a resposta desejada.

9. Criação de catálogo

Embora esta função do WhatsApp Business pareça fazer mais sentido para lojas de varejo, criar um catálogo no seu perfil imobiliário no app também pode ser muito útil. 

No catálogo, você pode incluir os empreendimentos disponíveis para venda ou aluguel com os quais está trabalhando atualmente. 

Se você presta serviços de consultoria, por exemplo, também pode incluir no catálogo. 

O recurso funciona como uma vitrine dentro do seu perfil no WhatsApp Business e ajuda os clientes a saberem quais são seus produtos.

10. Mensagem de ausente

Assim como a mensagem automática de saudação, a mensagem de ausência pode facilitar o dia a dia de atendimento – e evitar impaciência – do cliente no WhatsApp Business.

Ela é configurada da mesma forma que a mensagem inicial, no campo “Configurações de Negócios”, e pode ser usada em casos de pausa no atendimento.

Se você atende aos clientes em horário comercial, por exemplo, pode configurar a mensagem de ausência para ser enviada sempre a partir de determinado horário. O mesmo vale para férias ou outros casos de ausência. 

Usar mensagens de ausência automatizadas ajuda a manter o bom relacionamento com o cliente, pois garante que ele saiba o motivo de não ser respondido naquele momento e não se sinta negligenciado durante o atendimento.


11.  Integração com chatbots

Se a sua empresa cresceu e você recebe muitos contatos diários, provavelmente vai precisar automatizar parte do seu atendimento. 

É aí que entram os chatbots, recursos de inteligência artificial automatizados que simulam a interação humana para iniciar o atendimento. 

Esse serviço é oferecido por diversas empresas no mercado e pode ser integrado ao WhatsApp Business através da sua API (Interface de Programação de Aplicações). 

Com este recurso do WhatsApp Business, você pode conectar seu contato de WhatsApp ao chatbot do seu site, por exemplo. 

Se o cliente evoluir no site do chat para uma conversa para apresentar uma proposta, ele é direcionado ao seu WhatsApp para dar início à conversa.

Estes são alguns dos recursos disponíveis no WhatsApp Business que podem ser utilizados no dia a dia do mercado imobiliário. 

Utilizar estas funções vai otimizar seu tempo de atendimento, além de melhorar a experiência do cliente e profissionalizar ainda mais sua atuação como corretor de imóveis. 

Na hora de criar seu perfil e começar a usar as ferramentas do WhatsApp Business, fique atento também às tendências de marketing digital para o mercado imobiliário e crie uma estratégia completa para impulsionar suas vendas! 

Você já usa os recursos do WhatsApp Business no seu dia a dia como corretor? Compartilhe sua experiência com a plataforma nos comentários!

O que achou?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow