Como implementar uma vistoria digital na sua imobiliária

Como implementar uma vistoria digital na sua imobiliária

Há algum tempo que as grandes inovações no mercado imobiliário estão nas nossas pautas; desde as novas formas de fechar contratos, até marketing e segurança digital. Já não é novidade que tudo, até o que parecia ser improvável, nos apresenta melhores e mais práticas formas de realização. 

Hoje, a pauta é a vistoria de imóveis. Uma das práticas mais comuns do mercado, eventualmente tratada até com alguma banalidade – é simplesmente indispensável – e realizá-la da melhor maneira possível — é de extrema importância — para todas as partes de uma negociação. 

E se a gente te contar que é possível tornar essa etapa do processo mais eficiente? 

O que é a vistoria digital? 

Em linhas gerais, trata-se da documentação digital do estado do imóvel através de mídias como fotos e vídeos produzidos via celular. Essa modalidade de vistoria imobiliária foi desenvolvida para agilizar os processos de locação, de maneira segura para ambas as partes de uma negociação. Utilizando recursos comuns de smartphones, é possível produzir excelentes impactos na qualidade e produtividade do trabalho. Importante: mantendo toda a segurança para todas as partes envolvidas. 

Como funciona a vistoria digital? 

O procedimento é bastante simples:

As vistorias são realizadas utilizando aparelhos digitais, como smartphones ou tablets, no momento de entrada e na saída do inquilino no imóvel em questão.  

O imóvel é registrado a partir de fotos e vídeos e com o auxílio de uma ferramenta virtual o conteúdo fica disponível para locatários e locadores na plataforma escolhida. Usando um aplicativo, esse processo também oferecerá informações a respeito do estado de conversação do imóvel, como nas tradicionais listas realizadas durante o processo que já conhecemos. Esse conjunto de informações forma um documento legal, com certificação digital.

Assim como na forma tradicional do procedimento de vistoria, o objetivo aqui é assegurar locador e locatário de possíveis prejuízos.

No Brasil já existem algumas empresas especializadas em desenvolver ferramentas, com metodologias com perfis variados atuando no mercado imobiliário. 

Numa busca rápida, encontramos com facilidade algumas ofertas de gerenciamento das atividades de vistoria; ferramentas de comparação de imóveis a partir dos bancos de dados levantados pelas plataformas e até mesmo a possibilidade de vistorias em 3D. 

Transparência e confiança na vistoria digital

Certamente uma das grandes vantagens das inovações que vemos nos procedimentos de vistoria é a clareza nas informações acessíveis para as partes em negociação. 

Sabemos que certas etapas burocráticas de uma negociação nem sempre são informações de fácil compreensão para os locatários e eventualmente para os locadores. A maior parte das ferramentas de gerenciamento disponíveis no mercado estão preocupadas exatamente com a transmissão de certas informações, para que esse processo seja claro e transparente, evitando possíveis problemas e otimizando as lógicas de locação.

Dicas para implementar a vistoria digital

  1. Pesquise e teste as melhores ferramentas do mercado
    1. Considerando suas necessidades, os tipos de imóveis da sua imobiliária e até mesmo seus sistemas — algumas ferramentas já tem diversos tipos de integração com sistemas imobiliários e podem deixar a jornada do cliente (e dos corretores) ainda mais eficientes. Lembre também de prestar atenção na usabilidade da ferramenta (e também se ela é acessível!).
  2. Treine todas as pessoas que usarão o sistema
    1. Antes de disponibilizar a ferramenta para clientes, tenha certeza que todas as pessoas envolvidas no processo entendem o funcionamento e seus benefícios.
  3. Produza conteúdos informativos
  4. Principalmente para locatários e locadores. Como tudo o que é novo, pode causar um pouco de receio no início. Num primeiro momento, é importante explicar com clareza os processos, as validações de segurança e os benefícios dessa inovação. Transparência gera tranquilidade!

E aí, você já usa essa tecnologia no dia a dia? Se não, está esperando o que? Conta para a gente nos comentários!

O que achou?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow